A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA tem como objetivo mensurar, descrever e avaliar o perfil de desempenho cognitivo, sugerindo suspeitas diagnósticas relacionadas a alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e/ou outros transtorno. O psicólogo é o único profissional habilitado por lei para exercer esta função (CFP 007/2003).
A Anamnese é a primeira ferramenta do Processo de Avaliação Neuropsicológica. Depois é realizada uma Bateria de Testes, Escalas, Questionários e Inventários validados pelo Conselho Federal de Psicologia, considerado testes RESTRITOS (apenas para uso de psicólogos) e testes não restritos, com o objetivo de realizar o Diagnóstico dos diversos Transtornos Mentais e de Aprendizagem.
Os Problemas de Aprendizagem tem início na idade escolar e quanto mais cedo o diagnóstico e tratamento, melhores são as chances de melhoria a curto prazo.
Geralmente o Médico/Neuropediatra faz o encaminhando para a Avaliação Neuropsicológica. Porém, o mesmo também pode ser solicitado pela Escola e demais profissionais que têm contato com o paciente.
Importante salientar, que para uma boa Avaliação é importante analisar todos os ambientes do paciente. Dessa forma, como parte do processo, pais, cuidadores, responsáveis, professores e demais profissionais são solicitados a contribuir com informações valiosas para a composição do Laudo Psicodiagnóstico.
O Laudo é entregue para os pacientes e para os pais em casos de crianças e adolescentes. No dia da entrega, é realizada uma sessão para explicação do Laudo e faço indicações de possíveis tratamentos para auxiliar no desenvolvimento do paciente.